FAMÍLIA AMIGOS DE JESUS                                        

 

QUEM SOMOS

 

              Somos uma Comunidade Católica de Vida e Aliança. Nascemos no dia 16 de Julho de 2004, após um significativo caminho percorrido por nossos fundadores, Fernando S. Emerick e Kelly S.P. Emerick. Somos frutos da renovação carismática católica e bebemos da espiritualidade Carmelitana. Buscamos através da oração contemplativa nos tornarmos, a cada dia, mais amigos de Jesus. Como missionários, Deus nos impulsiona a levarmos para a Igreja, especialmente para as famílias, a necessidade de vivermos em profunda intimidade com Jesus Cristo, o nosso Amigo.

No ano de 2004, Fernando Soares Emerick e sua esposa, Kelly Silva Pereira Emerick, fundaram a Comunidade Amigos de Jesus, que na época se chamava Comunidade São José e Santa Teresa de Ávila. A fundação ocorreu após um caminho de discernimento junto à, então, Madre Priora do Mosteiro Carmelitano de Coronel Fabriciano/MG, Irmã Maria Teresinha (OCD) e do, então, bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira.

A Comunidade Amigos de Jesus possui sede na Chácara Monte Carmelo, na cidade de Coronel Fabriciano/MG e uma Casa de Missão na cidade de Ipatinga/MG, denominada Casa de Missão Divina Misericórdia. Possui estatuto civil e se caracteriza como Associação Comunitária, sem fins lucrativos. No ano de 2012, ela passou a ser reconhecida juridicamente, nos termos dos cânones 321 a 329 do Código de Direito Canônico como Associação Privada de Fiéis de direito diocesano. Esse reconhecimento diocesano se deu após um longo acompanhamento da Comunidade e de seu estatuto por parte de Dom Odilon e do Conselho Presbiteral da Diocese.

 

 

MISSÃO

 

              As missões da Comunidade estão voltadas, especialmente, para as famílias. São promovidos encontros para casais, com espaço adequado para cuidados e evangelização das crianças.

A Escola de Formação Amigos de Jesus, também, faz parte das missionariedade. Ela é composta por curso bíblico, estudo do Catecismo da Igreja Católica (CIC) e a Escola de Nazaré, que é uma escola semanal onde são debatidos temas específicos sobre família, criação de filhos e vivência da fé em família, com formação humana e doutrinária.

A Comunidade trabalha com o Curso de Espiritualidade Billings, que promove o planejamento natural familiar. Nesse curso, a pessoa aprende as técnicas do Método Billings (MOB) e é convidada a conhecer e vivenciar a espiritualidade do método.

Outros trabalhos missionários são realizados, eventualmente, dentro e fora da Diocese, como o Congresso Só Deus Basta, formação para pastorais e grupos diversos, retiros para jovens, acampamento para adolescentes, aconselhamento pessoal e para casais. Peregrinações para a Terra Santa são promovidas, anualmente.

 

 

VOCAÇÕES

 

             Os membros da Comunidade estão inseridos por meio de dois graus de pertença: membros pertencentes à Comunidade de Vida e membros pertencentes à Comunidade de Aliança.

             Os membros da Comunidade de Vida são chamados a renunciar, livremente e por amor à Cristo, à sua vida comum, trabalho e residência familiar. Assim, eles passam a residir nas dependências da Comunidade, dedicam suas profissões e trabalhos exclusivamente para os projetos e missões desenvolvidos e têm a rotina de vida adaptada às regras propostas para a vida do missionário. Essas regras visam abranger as necessidades da pessoa como um todo, procurando equilibrar pontos importantes como trabalho, oração, vivência fraterna e familiar, saúde física e mental, formação humana, estudo, missionariedade e espiritualidade. As necessidades pessoais e materiais são assistidas pelo formador pessoal e pelo coordenador da Casa de Missão.

             Os membros da Comunidade de Aliança não se dedicam integral e exclusivamente. Eles permanecem residindo em suas casas e em seus locais de trabalho, e junto a isso vivem a espiritualidade da Comunidade, tendo regras específicas de oração, missionariedade, formação, vida fraterna, de modo a conseguirem conciliar suas atividades próprias com a vida comunitária. Possuem, também, o compromisso, por meio dessa vivência específica, com o evangelho de Jesus Cristo, em prol da missão da Igreja.

             Os aspirantes são aqueles que caminham com a Comunidade de forma mais próxima, com o objetivo de discernirem pela vivência neste Carisma. Ao final de um tempo determinado, podem vir a se tornarem membros da Comunidade.

COMUNIDADE DE VIDA

Consagração Perpétua:

Fernando Soares Emerick – Fundador

Kelly Silva Pereira Emerick – Fundadora

Luciana Bitencourt Vieira

Leandro Marinho Perpétuo 

Deisiele Keila de Freitas

COMUNIDADE DE ALIANÇA

Consagração Perpétua:  

Márcio Antônio de Carvalho

Patrícia Magalhães da Silva Carvalho

Leandro Moreira Castro Fernandes

Maressa Saldanha Linhares Terra Fernandes

 

Marcio Ferreira de Moraes

Shirley Siqueira Leal

 

Consagração Temporária:   

José Valente de Paula

Cláudia Patrícia Melo de Paula

Edson Monteiro de Amorim

Daniela Souza Silva Amorim  

  

Membros:

Wellynhgton Magid Lobo

Iliane Silva Santos Lobo

Agnaldo​ Soares de Miranda

Valéria Boroni Nascimento de Miranda

Edilson Ferreira de Paula

Clarice Aguiar de Cristo

    

Leonardo Jorge de Araújo

Letícia Aguiar de Cristo

Elismar Barbosa

Luzia Pires Santos Barbosa

Gilmar Junio Gomes da Silva

Graziele Martins Barbosa Gomes

Priscila Tuany Silva Graciano

Glaucinéia Silva Brandão Oliveira

Givanildo Martins de Sá

Jaqueline Helen de Medeiros