NOSSA HISTÓRIA                                               

 

               Durante o Louvai de 1994 o Fundador da Comunidade, Fernando Emerick, teve sua primeira experiência com o Carisma, quando Eugênio Jorge cantou: “Ninguém te ama como eu” - música que marcara toda a sua caminhada. Quatorze anos depois, lembrando-se do fato, chama-lhe atenção um trecho da letra: “... tenho andado ao teu lado, junto a ti permanecido, eu te levo em meus braços, pois sou teu melhor AMIGO...” Aos poucos, Deus foi revelando o Seu plano de amor.

            Durante o tempo de formação acadêmica, Fernando servia a Secretaria Lucas em BH e a Kelly (sua esposa) servia a Secretaria Lucas em Caratinga. Crescia o sonho de se tornarem Profissionais do Reino.

            Em BH, durante os anos de 2000 e 2001, Fernando pertenceu à Comunidade Nova Aliança, onde se apaixonou pela Igreja. A Fundadora desta comunidade, Irmã Ângela, teve grande influência na sua formação.  

            Enquanto isso, a Kelly servindo a Secretaria Lucas, se aproximava cada vez mais do Carmelo de Caratinga. Frei Jorge, diretor espiritual nacional da Secretaria Lucas e Frei Sebastião seu confessor, tiveram grande importância na proximidade com o Carmelo

            Em 2001, durante uma pastoral de rua com a Toca de Assis, próximo à praça da rodoviária de BH, Fernando é abordado por um irmão de rua, que lhe profetiza: “Você ainda está em formação, eu te vejo com uma bíblia de ouro nas mãos, mas você ainda está em formação”.

            Durante o retiro de preparação para o casamento em 2001 no Carmelo de Piedade de Caratinga, a Kelly tem uma visão: “Um redil, onde Fernando e ela colocavam ovelhas para dentro do cercado”

            Fernando e Kelly se casam no dia 29 de dezembro de 2001, dia da Sagrada Família. A celebração foi presidida por Padre Paulo, hoje Bispo da Diocese de Ribeirão Preto e co-celebrada por Padre Davi que durante a sua homilia profetizou: “Vocês ainda irão fundar muitos grupos de oração pelo mundo afora”. Fato marcante na celebração foi o estouro de um dos lustres da Igreja, durante a benção nupcial.

            O casal fundador vai morar em BH, próximo à Comunidade Árvore da Vida. Fazem o caminho vocacional e entram em vida nesta comunidade.

            O período em que eles pertenceram à Árvore da Vida (2002 e 2003) foi um divisor de águas na vida de Fernando e Kelly. Cai por terra o “romantismo” da vida comunitária, mas a experiência com a obediência, o silêncio e a vida fraterna, fica marcada em seus corações.

            Após terem saído da Árvore da Vida, mudam-se para Ipatinga em Janeiro de 2004. A Kelly se lembra do Carmelo e começam a serem acompanhados pela Madre Teresinha do Carmelo de Cel. Fabriciano. 

            Em um dos acompanhamentos a Madre faz a seguinte proposta: “Por que vocês não fundam uma comunidade aqui em Ipatinga?” Na mesma semana uma Monja Beneditina, de passagem pela cidade, faz a mesma proposta.

            No dia 16 de Julho de 2004 é fundada a Comunidade Católica São José e Santa Teresa de Ávila na capela menor do Postulantado do Carmelo de Caratinga.

            A Comunidade está inserida hoje na Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, onde tem o apoio do Bispo Dom Odilon Guimarães Moreira e conta com a direção espiritual da Madre Teresinha, priora do Carmelo Santíssima Trindade e Beata Elisabeth da Trindade, também localizado em Coronel Fabriciano. E integra, dentro da Igreja Católica, o Movimento das Novas Comunidades ou Novas Fundações, e em sua natureza jurídica está enquadrada como uma associação sem fins lucrativos. Inscrita sob o CNPJ 07.104.882/0001-84 tendo como Razão Social Associação Comunitária São José e Santa Teresa de Ávila.

            Aproximadamente seis meses depois da fundação da Comunidade, no início de 2005, inicia o primeiro encontro vocacional, no apartamento de Fernando e Kelly em Ipatinga. Hoje fazem parte da Comunidade vinte e um missionários, entre membros em vida e aliança, que dedicam suas vidas em prol da evangelização.

            A cada dia crescia o amor por Santa Teresa de Jesus. Descobrindo, através da Santa que a oração é uma relação de amizade com Deus.

            Aos poucos o carisma foi sendo definido: “Viver Como amigos de Jesus”

            Em julho de 2008 durante o I Congresso “Só Deus Basta” o palestrante convidado, Rodrigo - fundador da Árvore da Vida, disse ao Fernando: “Agora só falta o nome”. O novo nome já estava no coração do Fundador Fernando, Deus apenas “usou” o Rodrigo como confirmação. Na segunda-feira após o Congresso, Deus confirmou o nome através da palavra, com a passagem de Tobias com o Anjo Rafael: Tobias 5, 6: “Ei amigo, donde tu és?”

            A Comunidade tem como missão fazer amigos de Jesus no mundo inteiro, trazendo consigo a página do Evangelho de Jo15,12-17.

            Desde a Fundação a Comunidade Amigos de Jesus tem atuado na Diocese e fora dela através de Cursos, Encontros e Retiros para jovens e para as famílias, buscando levar para as pessoas a Intimidade com Jesus, através da Vida de Oração.

             VIDEO           

Comunidade Católica Amigos de Jesus

Nossa História

            FOTOS