NOSSO CARISMA                                               

 

Viver Como Amigos de Jesus

 

            Cada Comunidade possui um carisma próprio, um dom específico. O Carisma é um modo específico de ser Cristo. É um modo único que expressa uma face ou um lado de Cristo.

            Dentro de um carisma esconde-se todo um projeto de realização de um “eu ideal”. Nele encontramos a nossa realização plena como pessoa, como cristão, como imagem e semelhança de Deus. Seremos plenamente felizes somente se vivermos de acordo com este Dom, com esta vocação. Sendo assim, a vocação é o chamado de Deus a vivermos segundo o Carisma que Ele nos deu. Na resposta a este chamado se esconde a nossa felicidade.

 

 

O Carisma da Comunidade Amigos de Jesus é: “Viver como amigos de Jesus”, segundo a página do Evangelho Jo 15,12-17:

 

            “Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Mas, chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros."

 

            De modo especial a Comunidade é chamada a transbordar este carisma para as famílias.

           

 

São Baluartes da Comunidade:

Sagrada Família, Santa Teresa D’Ávila e São Luís e Santa Zélia Martin.

 

            Com a Sagrada Família a Comunidade busca os exemplos de São José, Nossa Senhora do Carmo e do Menino Jesus de Praga, para que as famílias da Comunidade possam crescer em santidade e oração.

            Nossa Senhora do Carmo representa a maternidade da Comunidade, a Ela confiamos todas as mães da Comunidade, bem como a afetividade de cada membro, para que Ela possa nos curar. A Devoção à Maria se deve também ao fato da Comunidade ter sido fundada no dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, dia 16 de julho.

            São José é exemplo de oração e trabalho. A Comunidade confia à sua proteção todas as profissões para que elas possam ser sinais no mundo de que é possível nos santificar por meio do trabalho e também fazer das profissões uma oferenda ao Reino de Deus.

            O Menino Jesus de Praga é uma devoção carmelita que a Comunidade também acolhe, estando a Sagrada Família completa. Confiamos à Sua intercessão todas as crianças da Comunidade, bem como todos os empreendimentos, para que o Menino Jesus possa nos defender de todos os males.

            Santa Teresa de Jesus é modelo de vida de oração e contemplação. Buscamos viver a intimidade com Jesus, buscando sua amizade, assim como ela mesma nos ensina: “A oração é um tratar de amizade, com Aquele que nós sabemos que nos ama.”

       Luís e Zélia Martin (os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus) foram canonizados pela Igreja em setembro de 2015. Em ocasião do XII aniversário da Comunidade Amigos de Jesus, os fundadores da Comunidade anunciaram a inserção de São Luís e Santa Zélia como os novos baluartes desse Carisma. Eles são modelo para as famílias da Comunidade de que a vida cotidiana familiar, também, é um caminho de santidade.

Procuramos crescer cada vez mais no conhecimento de cada um deles,

para que saibamos ser melhores enquanto família, através da santificação de nossas casas

e de nossos trabalhos, e crescer no caminho da oração e da amizade com Jesus.