A Palavra de Deus é a luz que ilumina nossos caminhos

August 20, 2015

       No Tempo da Antiguidade, Hesíodo e Homero, escreveram sobre os deuses gregos, nascendo assim à mitologia grega, onde em seus escritos relatavam a função dos deuses e sua relação com os homens. Para a Mitologia grega toda a terra era regida pelos deuses e o motivo porque havia uma harmonia entre animais, plantas e seus ambientes, por exemplo, era porque existia a deusa da natureza que regia tudo isto.

       Algo que era clarividente na mitologia grega era a presença dos deuses na vida das pessoas, chegando a ter trechos que narram uma relação muito próxima dos deuses com o homem. Quem nunca, por exemplo, ouviu falar da história de Hércules (Filho de Zeus com a humana Alcmena)?

       Durante séculos, o homem buscava a Deus, chegando a criar mitos que acabava por influenciar a vida das pessoas. Mas, agora venho falar de uma história verídica, não se trata mais de mitos, mas da verdadeira revelação Divina. Na antiguidade, era o homem que inventava histórias de sua relação com Deus. Mas, agora falamos da manifestação de Deus ao homem.

       Hoje, temos contato com a Bíblia, um conjunto de livros inspirados por Deus, livros históricos, livros de sabedoria, de profecia, relatando um único assunto, Jesus. Em toda a Palavra de Deus lemos sobre a misericórdia de Deus sobre a humanidade, e sua relação conosco. Mas, o que difere os livros de mitologia grega da Bíblia? Primeiro, a veracidade dos fatos, depois a comunicação Divina e seu cumprimento.

       Quando é narrado o Livro dos Juízes ou dos Reis, podemos ter bases históricas que tudo  existiu, não mais como na mitologia que se baseavam em mitos. Temos, também, o cumprimento da Palavra de Deus, primeiro da revelação de Abraão (este teria uma grande descendência sendo ele velho com uma mulher estéril), e mais tarde a revelação suprema, Deus se faz carne e se revela ao homem. Deus feito homem, sem deixar de ser Deus, cumpre as palavras da Sagrada Escritura e salva toda a humanidade.

       Como este artigo é de cunho católico, quero me fixar no ponto da Revelação Divina por meio da Bíblia. Deus se revela ao homem, e esta palavra de revelação ressoa até os dias de hoje, de modo pessoal na vida de cada um de nós. Independente da situação que estamos vivendo, ou das escolhas que temos que fazer, a Palavra de Deus é a luz do nosso caminho. Ela nos orienta de tal modo que podemos ver, concretamente, o amor de Deus agir em nós. Nem me refiro aqui de milagres ou grandes prodígios, mas no nosso cotidiano. Quem nunca sentiu a presença de algo sobrenatural protegendo as crianças que com sua inocência põe suas vidas em risco? Ou quem nunca precisou de um consolo e recebeu da Palavra de Deus esta Palavra de Amor?

       A Palavra de Deus é de suma importância, é a revelação da vontade de Deus para toda a nossa vida, e isso não é diferente para nós da Comunidade Amigos de Jesus. Verdadeiramente, a Palavra de Deus ilumina os nossos caminhos, direciona nosso pensar e nosso caminhar. Inúmeras vezes, Deus se revelou a este carisma por meio da Palavra, nos deu respostas e até mesmo nos consolou.

       Por isso, chega de buscar revelações de Deus em cartas de tarô, simpatias, naquilo ou nisto. Deus já se revelou, nós já fazemos parte do plano de amor de Deus. Não precisamos buscar em outras coisas, mas rezar para que Deus envie seu Espírito Santo para podermos cumprir tais Palavras de Amor já reveladas.

       A leitura diária da bíblia alimenta vidas durante tantos séculos, alimenta a Igreja! Porque então comigo seria diferente? A Palavra de Deus é “a lâmpada para meus pés e luz para meu caminho” (Sl 119, 105), que posso eu querer senão caminhar por este caminho?” É por este motivo que falamos que a Palavra de Deus é eterna (porque permanece para sempre), é imutável (porque a revelação já se cumpriu e não tem como mudar algo que já aconteceu) e é sempre atual.

       Convido-te, portanto, a adentrar nesta experiência maravilhosa com a Palavra de Deus. Este é o tempo favorável. O mês de setembro para a Igreja é o mês da Bíblia. Por isto, abra seu coração e deixe a luz da Palavra de Deus iluminar seu caminho.

       A Bíblia traz respostas para a nossa vida, é nela que encontramos consolo, é por meio dela que aprendemos o caminho para a verdadeira felicidade. Reze, busque e deseje esta intimidade com Deus através de sua Palavra.

 

 

Leandro Marinho Perpétuo

Com. Amigos de Jesus

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload