Introdução à Bíblia

August 20, 2015

 

       - O CÂNON DA BÍBLIA

       O termo grego kânon (kanon) vem de “cana”, um pedaço de “caniço” usado para medir  (Ez 40,3.5). Num sentido derivado, passou a significar “medida”, uma “regra” ou “ norma” (Gl 6,16). Assumiu depois o significado de “relação”, “enumeração”, “lista dos livros” do Antigo e do  Novo Testamento que a Igreja Católica considera como inspirados e que servem de “norma”, de “medida” da fé, isto é, de “base e critério” para o ministério da pregação e do ensino no caminho da justiça (cf. 2Tm 3,14-16).

       Os Santos Padres usaram a palavra “cânon” com o sentido de “regra de fé”, e o cânon das Escrituras foi considerado como a regra escrita de fé. A idéia que finalmente prevaleceu foi a de uma determinada coleção de escritos que se constitui em uma regra de fé. Por último, o cânon das Escrituras passou a significar aquilo que entendemos por ele hoje: a coleção de livros divinamente inspirados recebidos e reconhecidos pela Igreja como a infalível regra de fé e prática, em virtude de sua origem divina. 

       Podemos notar que a designação de “canônicas”, aplicada às Escrituras, pode ser tomada num sentido ativo: a Bíblia como a regra de fé e prática ou passivo: a Bíblia como oficialmente recebida pela Igreja.

       Embora todos os livros canônicos sejam inspirados e nenhum fora do cânon é considerado inspirado, as noções de canonicidade e inspiração não são as mesmas. Canonicidade significa que um livro inspirado, destinado à Igreja, foi recebido como tal por  ela. Os livros são  inspirados porque Deus é o seu autor, e são  canônicos porque a Igreja os reconheceu e os admitiu como inspirados. A Igreja, por meio da revelação, pode reconhecer o fato sobrenatural da inspiração. Esse reconhecimento pela Igreja não acrescenta nada à inspiração de um livro, mas reveste o mesmo de uma autoridade absoluta do ponto de vista da fé e, ao mesmo tempo, é  o sinal e garantia da inspiração.

 

 

Veja mais sobre a Introdução à Bíblia: sua divisão, a historia de formação dos livros canônicos do Antigo e Novo Testamento, e mais.

 

Clique aqui

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload