Oração, Amizade com Deus

August 21, 2015

 

       Adão e Eva viviam no paraíso criado por Deus. O jardim do Edem não era somente um lugar perfeito onde a natureza criada era contemplada como objeto final. Além da natureza havia algo de especial naquele lugar: Deus passeava todos os dias no jardim do Edem. Todos os dias Deus ia se relacionar com Adão e Eva. Era amigo deles. Aí está a consistência do paraíso; o relacionamento com Deus. Gênesis nos ensina que Deus criou o homem e a mulher para se relacionar com Ele. Desde o princípio, homem e mulher tem a necessidade de buscar algo a mais para suas vidas. Através dos séculos, o ser humano sempre buscou dar sentido à sua existência, porque se sente sozinho depois de sido expulso do paraíso.

       A experiência da Igreja nos ensina que encontramos a verdadeira felicidade em algo que nos realiza, nos preenche, dá sentido e ânimo. Este algo é a pessoa de Jesus Cristo. O mundo moderno está cheio de propostas, caminhos, tarefas, metas, leis de mercado e um mundo de regras para vencer na vida. Contudo, ele se esqueceu da essência da vida, do espírito que nos move e nos leva para além do visível e do palpável. O mundo se esqueceu de Deus. Tirou o sagrado do cotidiano e secularizou a sociedade.

       O seguimento que mais sofreu e sofre com esta paganização da sociedade é a família. Trabalhamos o dia inteiro, o ano todo e não temos tempo para a família, para o lúdico, para a oração. É urgente tomarmos uma atitude para revertermos este quadro. É preciso respirar fundo e ter coragem de parar e voltar ao jardim do Edem. Porém, agora só é possível entrar novamente neste jardim de mãos dadas com Jesus, só Jesus tem a chave do paraíso. Precisamos encontrar Jesus para desfrutarmos da alegria, da verdade e da paz.

       A oração é o único caminho que leva a família a uma realização plena de si mesmo. Santa Teresa de Jesus nos ensina que oração é uma relação de amizade com Deus. Busquemos então a verdadeira realização através desta amizade. Ter uma vida de oração é uma questão de sobrevivência nos dias de hoje. Quem reza vive, quem não reza não vive, apenas caminha sem direção, longe do paraíso.

 

Fernando Emerick

Fundador da Comunidade Amigos de Jesus

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload