Corpus Christi

September 14, 2015

 

 

   A festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

     Nessa época, em Bolsena, Itália, enquanto o Padre Pedro de Praga presidia a Santa Missa, começou a pingar sangue da hóstia no momento da Consagração sobre o corporal (milagre eucarístico de Bolsena). O Papa Urbano VI ordenou que fosse levada a relíquia de Bolsena para Orviedo onde ele residia. Foi feita uma procissão e quando o Papa viu as relíquias exclamou: “CORPUS CHRISTI”.

     Em 11/08/1264, o Papa aprovou a Bula “Transiturus de hoc mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a Oitava de Pentecostes (que ainda era celebrada na época), fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração.

     Posso testemunhar a riqueza de se viver com Jesus Eucarístico. Eu e minha família temos a graça de viver na casa de missão (Divina Misericórdia) da Comunidade Amigos de Jesus, onde temos uma capela em que podemos venerar e adorar Jesus Eucarístico todos os dias.

     Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois, é quando o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.

 

Márcio Antônio de Carvalho

Comunidade Amigos de Jesus

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload