O amor humano, sinal visível do Amor Divino

November 9, 2015

 

 

“Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou” (Gn 1,27).

 

 

     Desde o principio da criação a Palavra de Deus nos revela ricamen

te o seu grande amor pela humanidade. Todo o plano de criação, toda a história da salvação, nos aponta sempre  para uma mesma direção, o amor.

       Para que entendêssemos esse amor, Deus quis usar como analogia o amor esponsal, o amor de marido e mulher, por isso, em muitos trechos do antigo testamento como no livro de Cântico dos cânticos, Ez 16,6-14; Os 1-2; Is 54, 5-7; Jr 2,2; O Senhor declara o seu amor à sua esposa.

       No novo testamento Deus continua declarando o seu amor por nós e agora, de forma mais clara, apresenta o seu próprio filho Jesus, como esposo da Nova Aliança, São Paulo na sua carta aos Efésios  5, 23-33 mostrará o matrimonio como um sacramento (sinal) da relação entre Cristo e a Igreja, para nos dizer que assim como o Cristo deu a vida pela sua Esposa, assim também nós devemos dar a vida pelo nosso cônjuge.

       Olhando então para Jesus, entendemos que não existe limites para amar, e que, o amor verdadeiro vai até as últimas consequências e dá a própria vida pelo seu amado.

       O mundo moderno tem conseguido esvaziar o verdadeiro significado da palavra Amor, pois a sociedade usa a palavra Amor para expressar “sentimentos” e relacionamentos superficiais e efêmeros. Basta alguém se sentir atraído fisicamente por outra pessoas que já emprega o termo: “estou amando”, em outros casos, basta uma decepção no relacionamento, ou desgastes provenientes de discórdias, traições para se dizer: “o amor acabou”.

       Deus, que é o principio e o fim de tudo revela-se a nós na I carta de João 4,16b: “Deus é amor; quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele”.

       O Amor pleno, que vem de Deus não se esvazia, não se apaga, não morre, pois Deus, que é a essência do amor, é eterno, por isso, o amor não pode nunca deixar de ser amor.

       Considerando que Deus, é o próprio amor, podemos dizer que ele é então, a fonte inesgotável do Amor. Sendo assim, só é possível amar verdadeiramente o outro, quando buscamos no próprio Deus, esta capacidade de amar. Como palavra nos diz, quanto mais permaneço em Deus, mais sou capaz de amar o outro, e quanto mais amo o outro, mais em Deus eu estou.

       Desta forma, o amor humano, torna-se o sinal visível do amor de Deus pela humanidade e quanto mais aprofundamos na capacidade de amar, ainda mais vamos nos tornando aptos a dar a vida pelo outro como o próprio Cristo deu a vida por nós.

       Podemos então afirmar, que capacidade de dar a vida pelo outro é o termômetro que temos para medir o quanto amamos. Se aprendemos com o próprio Deus na sua palavra que o amor esponsal é esta manifestação humana do Amor Divino, então, temos uma oportunidade ímpar, de fazer com que o cônjuge faça a experiência de sentir-se amado por Deus, através do amor manifestado por nós mesmos, nos pequenos gestos diários da vida cotidiana.

 

Kelly Emerick

Fundadora da Com. Amigos de Jesus

Please reload

                  ARTIGOS                 

Fátima, Marxismo e Família

April 30, 2020

1/6
Please reload

Please reload