Mariana a Paris; tudo entre Lamas



Em nosso informativo deste mês de dezembro, gostaria de partilhar com vocês sobre dois acontecimentos marcantes que dominaram a imprensa e nosso dia a dia nesses últimos tempos: o desastre ambiental em Mariana e os atentados terroristas em Paris.

O que há de comum nessas duas tristes realidades? Existe algum denominador que possa explicar realidades tão diferentes e tão distantes geograficamente e culturalmente? O fato é que não estamos tendo boas notícias já faz um bom tempo e parece que vivemos em um mundo onde reina a incerteza, a desconfiança e a maldade.

Em Mariana, tivemos a queda de uma barragem de uma mineradora. Um desastre que afetou milhares de pessoas no estado de Minas Gerais e no Espírito Santo; morte de pessoas, cidades, fauna, flora e do nosso querido Rio Doce. Um acidente dessa magnitude não pode ser obra do acaso. Seria falta de investimento na estrutura? Falta de fiscalização? Descaso? Teria algum tipo de suborno para que os órgãos competentes não incomodasse a mineradora? E agora? Alguém vai se debruçar sobre essa lama afim de extingui-la?

E em Paris? Aproximadamente 130 mortes causadas por um grupo terrorista e uma Europa em pânico. Também sobre Paris, podemos afirmar que esse atentado não é fruto somente de um fanatismo religioso. Quem financia o Estado Islâmico? Quem tem interesse nesse tipo de grupo? Tem muita coisa envolvida em um atentado como esse.

O que une Mariana e Paris neste caso? Infelizmente, não tenho uma resposta inusitada. O que une essas duas cidades tão diferentes são os corações sujos. Não os corações de seus moradores, mas, os corações sujos pela ganância e pelo ódio. Infelizmente, a lama contaminada do Rio Doce também está presente em Paris e em muitos corações mal formados; a lama da corrupção no Brasil, a lama da indústria bélica no mundo; a lama do petróleo no mundo, a lama da Petrobrás no Brasil; a lama do Congresso Nacional do Brasil e a lama do Estado Islâmico na Europa!

Peçamos a misericórdia de Deus para que toda lama possa ser retirada de nossos corações e que a paz possa ser uma realidade em todo o mundo!


Fernando Emerick

Fundador da Comunidade Amigos de Jesus

                  ARTIGOS