As três formas de amizade em São Tomás

May 6, 2016

 

       Na Suma Teológica São Tomás define que na amizade útil e na amizade agradável, ele provavelmente quer bem para seu amigo, e neste sentido a razão da amizade está salvaguardada. Mas, este bem do outro, em última análise, ele é para seu prazer e sua própria vantagem. Como resultado, a amizade útil e agradável, na medida em que se inclina para o amor da luxúria, não realiza plenamente a verdadeira amizade.

       Portanto, há uma distinção entre a amizade útil e agradável de um lado, e a verdadeira amizade de outro. Nos dois primeiros há uma mistura entre dois amores, amor de luxúria e amor de amizade. Nós amamos o outro por ele mesmo, mas, sem perder de vista nossos próprios interesses, portanto, nós não amamos o outro de forma absoluta. Esta forma de ambivalência é sublinhada pelo verbo usado: nestes casos, a amizade "inclina-se" para o amor da luxúria.

       Quando se trata de caridade a Deus, não podemos permanecer em tal mistura. A caridade não é um "O amor da amizade", que pode coexistir com um amor de luxúria, mas "uma amizade ", já que, em São Tomás este termo refere-se à amizade virtuosa, o amor de amizade vive sem se misturar. A virtude da caridade é o amor completado por Deus, para que o homem ame a Deus por Ele mesmo.

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload