O Pentecostes através de Maria

May 19, 2016

 

       O mês de maio na Igreja é dedicado a Maria e também celebramos o Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo sobre os apóstolos no cenáculo. Mas será que a única relação de Maria com o Espírito Santo é a sua presença no cenáculo junto com os discípulos? 

       Se o Espírito Santo conduziu o curso da humanidade para que o “Espírito de Jesus” estivesse presente na história do povo hebreu, formando um povo escolhido para a plenitude dos tempos, quão grande não seria sua participação na encarnação do verbo: "Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus" (Lc 1,35). O Anjo Gabriel anuncia à Maria que ela conceberia por ação e Graça do Espírito Santo. Maria é totalmente envolvida pelo Espírito Santo e Jesus é concebido por uma ação direta deste mesmo Espírito.

       Esta ação direta, diferentemente de outras gestações descritas na bíblia que tiveram a participação de varão, constitui um evento único na história da salvação. Não há maior intervenção ou ação possível do Espírito Santo sobre a terra, do que gerar Cristo em um corpo humano. É Deus que se faz homem pela ação do Espírito Santo: "Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo" (Mt 1,20).

       O Espírito Santo não apenas age diretamente na concepção de Jesus, o que por si só já seria extraordinário, mas, após a sua concepção ele permanece em Jesus. A visitação de Maria à sua prima Isabel constitui uma cena que configura esta presença do Espírito Santo: "Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo" (Lc 1, 41). João Batista estremeceu no ventre de Isabel devido à presença de Jesus ainda no ventre de Maria. Jesus comunica o Espírito Santo à João Batista.

       Maria e Isabel também estão cheias do Espírito Santo. A primeira por ser objeto da ação direta do mesmo, e a segunda, por ação indireta da primeira. Maria é a arca da nova aliança. Ela é portadora do salvador e é portadora do Espírito Santo. Não como um objeto feito de madeira e ouro, mas, como um ser orgânico, vivo e cheio do Espírito Santo. O sim de Maria a torna esta arca reluzente que, por gestar Jesus, antecipa o pentecostes. Sabemos que é cristo que comunica o seu Espírito, porém, em sua humilde condição humana, Jesus quis necessitar de uma mãe para cooperar com o plano salvífico.

       Peçamos,  neste mês de maio, a presença de Maria em nossas casas para que aconteça um grande Pentecostes em nossas vidas.

Fernando Emerick

Fundador da Comunidade Amigos de Jesus

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