Viver como amigos de Jesus

July 16, 2016

 

       Há doze anos fomos agraciados com este convite: Viver como amigos de Jesus! Através dele, jovens e famílias podem sonhar e viver um projeto de vida consagrada. Com grande alegria, neste mês comemoramos o 12º aniversário da Comunidade e celebramos tantas graças alcançadas durante todos esses anos!

       Apesar da Comunidade Amigos de Jesus ser considerada muito jovem, se comparada a outras Novas Comunidades do Brasil e do mundo e, quase um “bebê” comparando-a com as Congregações e Ordens na Igreja, já vivenciou muitas surpresas, já experimentou muitas dificuldades, superou muitas barreiras e realizou muitos sonhos.

       Quantas famílias, jovens, adolescentes e crianças já fizeram algum retiro, alguma formação ou participou de algum festival conosco? Muitos! Alguns participaram de um evento ou formação e sentiram-se tão apaixonados e atraídos pelo carisma, que hoje são aspirantes ou membros. Bastou apenas um convite e sentiram o coração pulsar mais forte, em sintonia com o carisma, e entenderam que o amadurecimento de sua identidade passava pelo processo de identificação com o Carisma Amigos de Jesus. Com outros, tivemos a oportunidade de ver apenas uma vez, mas, foi tempo suficiente para se tornarem “dons desinteressados” como dizia São João Paulo II e marcarem de alguma forma sua passagem pela Comunidade.

       Sou feliz por fazer parte desta família e assim como os outros membros, aqui tenho a oportunidade de crescer como pessoa, como cristã e acima de tudo me sentir amada pelo Senhor que me chama de amiga, mesmo não merecendo. Não compreendo totalmente a magnitude desse chamado, mas, sou grata por tudo o que experimentei e experimento dia a dia através deste Carisma e tento dizer, diariamente, o meu sim a Deus e aos meus irmãos.

       Quando cantamos parabéns para alguém em seu aniversário, celebramos com essa pessoa o dom da sua vida, que de alguma forma faz diferença em nossa vida e por isso nos alegramos com ela! Gostaria de fazer memória de apenas algumas (porque foram muitas, muitas mesmo!) experiências que já vivenciamos em Comunidade desde a sua fundação.

       Nascemos no coração de Deus há muitos e muitos anos e, para o mundo, no dia 16 de julho de 2004, dia em o Carmelo comemora a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. Foi na Capela do Carmelo de Caratinga, que nossos fundadores Fernando e Kelly acolheram discretamente, mas, com largueza de coração o chamado de Deus, e aceitaram o convite de serem os primeiros amigos de Deus neste Carisma e a formarem e apresentarem este sonho do Senhor para todos os que depois deles viriam.

       Em 2005, nasceu a Escola de Formação Amigos de Jesus, que hoje acolhe pessoas de muitos bairros em Ipatinga e pessoas das cidades do Vale do Aço. Com a Escola, as famílias, os jovens e as crianças fazem a experiência da amizade com o Senhor através de algum curso de formação: Estudo Bíblico, Catecismo da Igreja, Escola de Nazaré para Casais ou Oficina de Oração Teresiana.

       Apesar de ter sido adquirida em 2004, em 2009 iniciaram as construções na Chácara Monte Carmelo e que continuam até hoje. Com muita luta, choro e alegria, nossa humanidade também foi e é construída com a Chácara. Visualizamos a providência diária e inspiramos em Santa Teresa a “determinada determinação” para que aquele lugar se torne a cada dia mais acolhedor! Hoje com grande alegria temos duas casas dos membros em Vida da Comunidade, e Jesus também mora lá! Temos uma capela muito simples, mas, muito acolhedora, que permite visualizarmos ao mesmo tempo a beleza do Senhor ali no Sacrário e a grandeza das montanhas enquanto participamos de uma Missa, Adoração ou oração diária.

       Na Chácara, já aconteceram retiros de Carnaval e de Universitários. Já celebramos muitos aniversários, partilhas e retiros internos. Já fizemos tapetes para o dia Corpus Christi e vias sacras na Semana Santa. Quantas Missas celebradas! Já recebemos até casal da Venezuela para o Congresso de Espiritualidade Billings. E isso tudo só um começo dos retiros, encontros, formações e Missas que ainda acontecerão naquele solo santo.

       A Chácara Monte Carmelo é uma promessa do Senhor para todos aqueles que quiserem subir o monte e desejarem experimentar o Amor de Deus: “para ele acorrerão todas as gentes, muitos povos chegarão ali dizendo: 'Vinde, subamos a montanha do Senhor, vamos à casa do Senhor Deus de Israel, para que ele nos ensine seus caminhos, e trilhemos todos nós suas veredas. Pois, de Sião a sua Lei há de sair, Jerusalém espalhará sua Palavra.” – Is 2, 3. Sonhamos alto porque sabemos que o sonho de Deus supera em longa distância os nossos e, por isso, desejamos continuar fazendo da Chácara um lugar de encontro com o Senhor.

       Já realizamos também seis Congressos “Só Deus Basta”. E a cada Congresso crescemos um pouco mais no conhecimento do Carisma, daquilo que Deus espera de nós. Através dos Congressos reavivamos amizades que fazem parte da história da Comunidade, escutamos testemunhos de milagres, conhecemos outras Novas Comunidades e nos enriquecemos com a partilha do Carisma de cada uma. Neste momento estamos muito expectantes, pois, todos os Congressos que até então aconteceram, não foram nas Casas da Comunidade e com a graça de Deus desejamos realizar o próximo em nossa sede.

       A Comunidade sabe celebrar também com boa comida (e disto também gostamos muito!) Já realizamos ao longo destes anos muitos Festivais: tortas, massas, sorvetes, pizzas... Bons momentos de descontração e que foram providenciais para mantermos financeiramente as casas de missão. Mas, nossa especialidade é pastel! Muitos amigos da Comunidade esperam as datas comemorativas para experimentarem nosso pastel.

       Sabemos que um Carisma é para o mundo e o Carisma Amigos de Jesus já foi até o México, Espanha, Terra Santa, Itália, Portugal, França... Seja através das Peregrinações com a Amigos de Jesus Peregrinações, ou como membros da Comunidade em alguma missão, nestes lugares esteve lá um amigo de Jesus e levou a amizade do Senhor! A Amigos de Jesus Peregrinações tem sido fonte de providência material e espiritual para a Comunidade e oportunidade de muitas pessoas terem renovadas suas vidas, visitando algum lugar sagrado!

       E quantos e quantos nascimentos comemoramos em Comunidade! Nascimento dos filhos dos membros que alegraram nosso dia com a feliz notícia da fertilidade e da abertura a vida! E assim é a Comunidade Amigos de Jesus, aberta à vida humana, aberta a vida nova em Cristo. E a cada ano podemos comemorar os grandes feitos do Senhor em nós e através de nós como Comunidade. Dizemos sim a tudo aquilo que o Senhor deseja realizar e desejamos crescer diariamente na amizade com Cristo, e para isso cultivamos a exemplo da Sagrada Família e de Santa Teresa de Ávila a vida de oração, a formação e a fraternidade!

       Apenas algumas lembranças foram recordadas, de inúmeras que vivemos nestes doze anos. E permanecemos esperançosos e felizes por todos os anos que ainda virão e tudo que iremos ainda experimentar! Desejamos um Feliz Aniversário à Comunidade Amigos de Jesus e convidamos você a vir comemorar conosco, nos conhecendo em nossos cursos na Casa Divina Misericórdia em Ipatinga, participando da Missa na Chácara Monte Carmelo em Fabriciano, visitando nosso site www.comunidadeamigosdejesus.com.br ou da Amigos de Jesus Peregrinações: www.amigosdejesusperegrinações.com.br.

       Nossa Missa de aniversário será no dia 16/07 às 16 horas em nossa Casa de Missão em Ipatinga. Esperamos por você e sua família!

       Agradeçamos a Jesus, o Nosso Amigo!

 

Shirley Siqueira Leal

Com. Amigos de Jesus

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload