Um Amigo de Jesus na Terra Santa

September 1, 2016

       Para quem conhece um pouco da história da Igreja e da humanidade sabe da importância que Israel teve e ainda tem no contexto cultural e religioso da face da terra. Berço das três maiores religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo), o pequeno espaço territorial de Israel influenciou, juntamente com a cultura grega, a civilização ocidental. Foi em Israel, a quem nós católicos chamamos de Terra Santa, que nasceu Jesus. Em Belém, cujo nome significa “casa do pão”, nasceu nosso Salvador e Senhor.

       Por isso aquela terra é santa. Jesus, com o seu nascimento, morte e ressurreição, santifica toda a terra, toda a terra é santa. Porém, a Terra Santa de Israel foi onde a história da salvação se passou. Lá em Nazaré, José e Maria criaram Jesus, lá ele brincou e passou a sua infância. Perto de Nazaré, em Caná, Jesus realizou seu primeiro milagre. Na mesma região, no mar da Galileia, você hoje irá encontrar um barco de dois mil anos atrás que, provavelmente, Jesus usou. Em Jerusalém, encontramos, entre tantos fatos, o Monte Calvário.  Poderia gastar inúmeras páginas descrevendo cada palmo daquela terra. Cada canto uma história do cristianismo ou do antigo testamento.

       A Igreja sempre reconheceu o tesouro histórico e místico contido em cada pedra daquela região. Ao longo da história, não poupou esforços para conquistar, preservar e estar presente de corpo e alma na Terra Santa. Um tesouro, um legado, uma prova viva do conteúdo bíblico. Desde os primeiros séculos, passando pelas cruzadas, até os dias atuais a Igreja nunca deixou de promover a presença dos cristãos em Israel; seja através das ordens religiosas ou através das peregrinações.

       Assim, através de uma peregrinação, em 2011, tive a graça de conhecer a Terra Santa. Louvo a Deus por essa oportunidade que pouquíssimos cristãos têm. Foi uma experiência de grande proveito para mim e para a Comunidade Amigos de Jesus. Depois de mim, muitos Amigos de Jesus tiveram a oportunidade de fazer a mesma experiência: Luciana, Shirley, Valente; Tivemos a graça de ter um casal da Comunidade, Custer e Magna, vivendo em Jerusalém por três meses e a mesma coisa aconteceu com o Leandro.

       Com toda essa história, cresceu em nosso coração o desejo de fundarmos uma casa na terra de Jesus e depois de alguns anos esse sonho está começando a se realizar. O Leandro, nosso Leandrinho (“o menino prodígio”, rsrsrs) está de partida para Israel. No 08 de setembro, ele já estará subindo o Monte das Oliveiras em direção à sua nova casa. Ele irá fazer o curso de Teologia na faculdade franciscana de Jerusalém.

       Tenho certeza que essa experiência irá render frutos mil por um para nossa Comunidade e Diocese. Nasce um novo tempo para os Amigos de Jesus! Estamos todos junto com ele em cada momento dessa nova experiência. Só Deus sabe o que está reservado para nós nessa nova empreitada. Voe alto Leandro, porque, como nos diz Santa Teresa, temos que ser como águias e não como galinhas. Por isso, voe alto; a humildade não descarta os sonhos. E nesse voo, leve consigo nossos corações e deposita-os aos pés da Cruz de nosso Senhor, ali em Jerusalém, dentro da cidade antiga, na parte de cima da Basílica do Santo Sepulcro. Você sabe onde é!

 

Fernando Emerick

Fundador da Comunidade Amigos de Jesus

 

 

 

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload