Uma nova missão


Entrei na Comunidade Amigos de Jesus no ano de 2010, como membro da comunidade de vida (moro e trabalho na comunidade). Aos poucos, fui descobrindo a minha verdadeira identidade e, naturalmente, fui sendo impulsionado a sonhar os sonhos de Deus para mim.

Em 2011, quando Fernando, fundador da comunidade, foi em peregrinação para a Terra Santa, ele voltou com um grande presente para mim: morar três meses no Carmelo de Jerusalém. Essa proposta surgiu a partir de uma conversa com a Irmã Maria José, uma monja brasileira que mora nesse Carmelo.

Passei toda a quaresma, a semana santa, e o tempo pascal do ano de 2012 na Terra Santa. Foi inesquecível! Tudo que aprendi na vivência do cotidiano e ao longo desse tempo litúrgico me fez crescer muito. Nascia em mim um amor muito grande por essa terra. A cada dia, pesquisava mais sobre os locais santos, sobre a Bíblia. A diversidade de culturas me fascinava, o clima era perfeito e tudo me levava à intimidade com Deus.

Ao longo desses três meses, minha maior preocupação foi cultivar o carisma da Comunidade no meu coração, pois, eu sabia que havia encontrado na Comunidade Amigos de Jesus, o meu lugar, o meu céu na Terra, como diz Santa Teresinha. O que era minha maior preocupação foi o principal canal da ação de Deus em mim; em tudo eu sentia o carisma Amigos de Jesus, acreditem, em tudo.

Após os três meses, eu voltei para o Brasil, mas, a Terra Santa nunca mais saiu de dentro de mim. Um ano depois, levamos um grupo de peregrinação para a Terra Santa. Particularmente, a minha primeira reação foi de reencontro, era como se eu mostrasse a minha casa para as pessoas. Nessa peregrinação, aprendi ainda mais com o nosso guia, Padre Bernardo. Cada local em que ele nos ensinava, eu fazia uma nova experiência com Deus.

Sempre gostei muito de estudar a Palavra de Deus. Essa proximidade com a Terra de Jesus, me impulsionava cada vez mais nesse conhecimento bíblico, desde a arqueologia à espiritualidade da Bíblia. Eu sempre fui muito racional e rezando percebi que, praticamente, todas as experiências que tive com Deus, partiam da experiência com a Bíblia e/ou com o estudo das coisas de Deus. Quanto mais eu conhecia sobre Deus, mais eu me apaixonava por ele.

Um sonho foi nascendo em meu coração, estudar Teologia Bíblica. No início, eu e a comunidade pensávamos nos estudos em Roma, e até começamos a entrar em contato com a faculdade na Itália, mas, um dia, por muitos motivos, pedi para a comunidade para mudarmos o foco, de Roma para Jerusalém. A Comunidade achou uma ótima proposta. Então, começamos a concretizar esse sonho.

Comecei a entrar em contato com algumas pessoas que conhecia em Jerusalém e a trocar e-mails com a faculdade dos franciscanos, uma faculdade que tem grande referência em Bíblia. Tudo foi se acertando, a moradia, a inscrição na faculdade, o pedido de visto, tudo. Lógico que enfrentamos muitos desafios, mas, isso nos fez mais determinados e unidos, e particularmente, me fez mais orante.

Agora está tudo pronto, no dia 06 de setembro, sairei do Brasil rumo a esse sonho, estudar Teologia na Terra Santa por 04 anos. Dessa vez, tenho outros medos: como vai ficar a minha família? Como vai ficar a Comunidade? Além do medo dos muitos desafios que terei que enfrentar em Israel.

Agora que a viagem está se aproximando, vivo uma mistura de alegria com medos. Rezo a todo momento, às vezes me pego meio emotivo, um dia desses chorei vendo um filme, e quem me conhece sabe que não sou daqueles que choram por qualquer coisa. Na Comunidade, não me canso de demonstrar o meu amor pelos meus irmãos, o mesmo acontece na minha família.

Apesar de tudo, é o meu sonho se tornando realidade, o sonho da Comunidade, afinal, acima de tudo faz parte da missão da Comunidade Amigos de Jesus. Verdadeiramente, é um sonho! É uma alegria poder compartilhar com vocês essa notícia: “Amigos, a Comunidade Amigos de Jesus segue para uma nova missão, a Missão da Terra Santa. Rezem por nós!”.

Leandro Perpétuo

Com. Amigos de Jesus

                  ARTIGOS