Missionário da Comunidade Amigos de Jesus participa da Festa Solene da Exaltação da Santa Cruz na Te


No dia 14 de setembro, dia em que a Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz, a Comunidade Amigos de Jesus esteve presente na Missa Solene na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

A Santa Missa foi presidida pelo Frei Dobromir Jasztal, atual vigário da Custódia da Terra Santa, no altar da Crucificação de Jesus, contou também com a presença de muitos frades franciscanos, que organizaram toda a liturgia, de religiosos e fiéis de Jerusalém.

Durante a Celebração Eucarística, Frei Dobromir, recordou aos fiéis da Paixão de Cristo e da missão que todo cristão deve viver diante do mundo, das alegrias e dores diante do imenso amor do Cristo por nós: “A cruz não é o fim, mas, é o início de um caminho novo com uma relação nova com Ele (Cristo), com a sua morte e sua ressurreição gloriosa, esta é a vossa fé.”

Dentro da basílica do Santo Sepulcro está localizado o lugar da crucificação de Jesus, a pedra da Unção do corpo de Cristo e o Santo Sepulcro, além de haver dentro da basílica várias capelas para culto dos diversos ritos do cristianismo, desde o rito romano ao rito ortodoxo-grego, totalizando 6 comunidades cristãs dentro da basílica. A Capela de Maria Madalena, por exemplo, é uma capela de rito romano.

Ao final da Celebração Eucarística, toda a assembleia seguiu em procissão, até a capela de Maria Madalena para a benção final e o beijo na relíquia da Santa Cruz de Jerusalém. A forma que toda a liturgia é preparada e celebrada, desde os cânticos até o beijo na cruz, faz recordar à Sexta-feira da Paixão, provocando nos fiéis verdadeira devoção e espírito de oração diante da Cruz de Cristo.


Leandro Perpétuo

Com. Amigos de Jesus

Missão Terra Santa

                  ARTIGOS