Primeiro mês da Missão Terra Santa

October 6, 2016

       Cheguei em Jerusalém no dia 8 de setembro de 2016, dia em que a Igreja celebra a festa da Natividade da Virgem Maria. Belo dia para iniciar essa missão, e grande sinal de Deus de que Maria estará sempre nos acompanhando nesse novo horizonte que se abre. Afinal, essa missão foi consagrada a Maria Santíssima, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

       Em Jerusalém, moro em um condomínio de cristãos, ao lado da Igreja de Betfagé, entre a cidade de Betânia e o Monte das Oliveiras. No evangelho de Marcos está a narração que se refere a esse local: “Jesus e seus discípulos aproximavam-se de Jerusalém e chegaram aos arredores de Betfagé e de Betânia, perto do Monte das Oliveiras. Desse lugar Jesus enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: ‘Ide à aldeia que está defronte de vós e, logo ao entrardes nela, achareis preso um jumentinho, em que não montou ainda homem algum; desprendei-o e trazei-o a mim’” (Mc 11, 1-2). Esse evangelho é lido no Domingo de Ramos. Grande graça de Deus!

        A cada dia rezo em um local santo de Jerusalém. A cada dia Deus tem suscitado um novo para toda a Comunidade. Participar da liturgia na Terra de Jesus é muito marcante. No dia da Exaltação da Santa Cruz, por exemplo, eu fui para a Missa Solene na Basílica do Santo Sepulcro. A Santa Missa foi celebrada diante do local da crucificação de Jesus. Toda a liturgia nos levava a oração, seja o local, os cânticos, a homilia, enfim, tudo. Nesse dia, pude renovar minha consagração a Deus, e entregar todo o Carisma Amigos de Jesus aos pés da cruz de Cristo.

       No dia 21 de setembro, tive a oportunidade de participar da história da Terra Santa. Nesse dia, a Terra Santa acolheu Mons. Pierbattista Pizzaballa, recentemente ordenado Arcebispo do Patriarcado Latino de Jerusalém. A entrada solene do Mons. Pizzaballa iniciou na Porta de Jaffa, principal porta da cidade antiga de Jerusalém, seguindo em procissão até a Catedral do Patriarcado Latino. Entre tantos sacerdotes, religiosos e fiéis, a Comunidade Amigos de Jesus fazia parte dessa grande recepção. Foi um momento único e nós, como Comunidade, estivemos presente.

       No dia 28 de setembro, foi o meu primeiro dia de aula na faculdade de Teologia (Studium Theologicum Jerosolymitanum), e já no primeiro dia pude perceber a maravilhosa graça de Deus sobre nós. As aulas são verdadeiras pregações que conseguem unir estudo e espiritualidade. O ambiente acadêmico é envolvente. Estudo com alunos da Itália, do Oriente Médio, da América Latina e da África. É a diversidade buscando um mesmo ideal, o conhecimento de Deus e da Igreja. Isso é lindo!

       Enfim, durante esse mês de setembro pude viver muita graça nesse local santo, pude rever algumas pessoas que conheci em 2012, quando morei em Jerusalém. Conheci pessoas novas e comecei a me inserir na Igreja da Terra Santa. Muitos franciscanos já sabem que um brasileiro consagrado está morando em Betfagé. O que mais eu posso dizer: A Missão Terra Santa começou!

Leandro Perpétuo

Com. Amigos de Jesus

Missão Terra Santa

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload