O tempo da Misericórdia e Ano Nacional Mariano

Estamos chegando ao fim do Ano Santo da Misericórdia, que será no dia 19 de novembro de 2016, dia de Cristo Rei. Fechamos o ano dando graças ao Senhor porque eterna é a sua Misericórdia, e porque muitos católicos fizeram uma experiência com amor misericordioso do Pai.

Neste ano, o Papa Francisco, em suas catequeses, abordou diversos temas relacionados a misericórdia. Apresentou à Igreja esse grande remédio que cura as feridas humanas. E nos fez recordar que Deus não se cansa de perdoar, nós é que nos cansamos de pedir perdão.

Nos tempos atuais, o homem e seu coração são destruídos pelo terrorismo, pelas guerras, as perseguições a cristãos, pela legalização do aborto, e tantos outros males que devem encher os ‘olhos de Deus de lágrimas’. Hoje é o tempo da Misericórdia! Só a Misericórdia de Deus pode nos salvar.

O ano de 2016 tornou-se o tempo do sacramento da reconciliação. Com a abertura da Porta Santa, todos os fiéis foram convidados a percorrem um caminho de conversão, procurando viver em estado de graça, afim de receber indulgência plenária para si ou para algum falecido. Podemos dizer que o Céu está em festa pelo grande número de pecadores que se converteram, ao se encontrarem com Jesus nos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia.

Recordamos a Jornada Mundial da Juventude 2016 (JMJ), que teve como tema a Misericórdia, e na qual, milhões de jovens experimentaram o amor misericordioso do Pai. Foi um grande encontro, na terra de dois grandes apóstolos da Misericórdia, São João Paulo II e Santa Faustina. Como esses santos, somos convidados a propagar a misericórdia, sendo misericordiosos como o Pai.

Jesus é o rosto da misericórdia, e nós devemos ser a face de Cristo no mundo. Podemos fazer isso através das obras de misericórdia espirituais e corporais. E devemos ser alimentados pela vivência dos sacramentos da Igreja. O Ano Santo termina, mas a Misericórdia de Deus se estende de geração em geração sobre os que o temem.

No dia 12 de outubro de 2016, iniciou-se o Ano Nacional Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em virtude da comemoração dos 300 anos, do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Rio Paraíba do sul. Toda a Igreja é convidada a olhar para Maria e seguir seu exemplo.

É tempo de celebrar, fazer memória e agradecer a visita da Mãe de Jesus à nossa pátria, através da pequena imagem de Aparecida. O Brasil é Terra de Santa Cruz e Terra de Maria. Depois da pesca milagrosa no Rio Paraíba, diversos milagres aconteceram por todo país, e talvez até você já tenha experimentado os cuidados dessa grande Mãe.

Viva a Mãe de Deus e nossa! Que este canto ressoe por todo Brasil! E Que Nossa Senhora Aparecida, interceda por nossa nação, pelos nossos governantes, por todas as famílias, pelas necessidades espirituais e materiais de todos os brasileiros.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós! Um feliz Ano Mariano a todos!

Deisiele Freitas

Comunidade Amigos de Jesus

                  ARTIGOS