Mês de Fevereiro da Missão Terra Santa

March 13, 2017

       Neste artigo referente ao mês de fevereiro de 2017 da Missão Terra Santa, compartilharei com vocês, com muita alegria, sobre a vinda do Fernando e da Kelly, fundadores da Comunidade Amigos de Jesus, aqui na Terra Santa.

       Eles chegaram dia 28 de janeiro e fui recebê-los no aeroporto. Confesso que estava ansioso para reencontrá-los. Já no aeroporto conversamos bastante. Quando vi o Thiago, que tinha somente três meses quando vim para Terra Santa, pude ver, literalmente, como o tempo passou.

       No dia seguinte, fomos peregrinar no norte de Israel, na região da Galileia. Segundo nosso roteiro, deveríamos visitar Nazaré, porém, por alguns motivos, fomos primeiro para Tiberíades, na região em torno do mar da Galileia. Primeiramente, visitamos o Monte das bem-aventuranças. Quando chegamos na Igreja do local, as irmãs clarissas estavam preparando para celebrar uma Missa com o Mons. Pierbattista Pizzaballa, administrador apostólico do patriarcado de Jerusalém. A Providência de Deus nos conduziu até o monte das bem-aventuranças, no domingo em que celebraríamos o evangelho das bem-aventuranças e havíamos chegado a tempo para participar da missa com a Igreja da Terra Santa. Já no primeiro dia de peregrinação, recebemos essa graça de Deus.

       Nesse mesmo dia visitamos Cafarnaum, o local da multiplicação dos pães e dos peixes (Tabgha) e o local onde Jesus apareceu aos apóstolos depois da ressurreição, às margens do Mar da Galileia (Igreja do Primado de Pedro).

        No dia seguinte, ainda permanecemos em Tiberíades, e fizemos a travessia de barco no mar da Galileia. Essa travessia de barco sempre é muito marcante, todo o ambiente, o local onde estamos, os pássaros, o mar, o sol e o vento, tudo nos leva a oração e a experiência com Jesus. Como éramos somente três peregrinos e o pequeno Thiago, fizemos a travessia com um grupo da Polônia. Dançamos e nos divertimos junto com os poloneses e o Thiago foi o centro das atenções dos peregrinos. Depois, em Jerusalém, nos encontramos com esse mesmo grupo, e eles fizeram uma festa ao nos ver.

       Em seguida, fomos para Nazaré, visitamos a Basílica da Anunciação e a casa da Sagrada Família. Nazaré sempre será um lugar muito importante para nós da Comunidade Amigos de Jesus, primeiro por ser o local onde o “Verbo se fez carne e habitou entre nós”; segundo, porque é o local onde vivia a Sagrada Família, que temos como um dos baluartes da Comunidade e, consequentemente, em um carisma para as famílias, o nosso sentimento não poderia ser diferente. Depois seguimos para Caná da Galileia e voltamos para Tiberíades, onde estávamos hospedados.

       Na terça-feira, dia 31 de janeiro, visitamos o Monte Tabor e seguimos viagem para o Monte Carmelo, na cidade de Haifa. O Monte Carmelo também é muito importante para nós da Comunidade, pois, bebemos da espiritualidade carmelita e temos Santa Teresa de Jesus como baluarte da Comunidade. Foi no Monte Carmelo que nasceu a Ordem Carmelita, que foi reformada por Teresa de Jesus, no século XVI. O Monte Carmelo vem citado no Antigo Testamento como o local onde vivia o Profeta Elias (cf. 1 Re 18, 42-45). Em Haifa, visitamos a Igreja Stella Maris dedicada a Virgem do Carmo. Depois, seguimos viagem de volta para Jerusalém.

       Nesses últimos 5 dias de peregrinação visitamos Belém, Ein Karem (local onde morava Santa Isabel) e a cidade de Jerusalém, do Monte das Oliveiras ao Santo Sepulcro, do Monte Sião à Igreja de São Salvador. Durante esses dias tivemos um encontro com o Núncio Apostólico de Jerusalém, Mons. Giuseppe Lazzarotto, que foi, como sempre, muito simpático e acolhedor. Fernando e Kelly conheceram também a faculdade onde estudo e a casa da família onde estou morando.

       Durante essa semana que Fernando e Kelly estiveram aqui, vivenciamos muita coisa juntos, e em tudo vimos a providência de Deus. Viver esses dias com os dois foi muito especial e frutuoso para mim, tanto humanamente quanto vocacionalmente. Agora em fevereiro fez 6 meses que estou na Terra Santa e apesar da distância, a cada dia sinto mais forte dentro de mim a força do Carisma que nos une e que nos move. Isso é lindo!

       Não consigo terminar este artigo de outro modo, senão agradecendo a Deus por todas as graças que ele tem derramado sobre nós, por cada momento que Cristo tem nos proporcionado desde a Fundação da Comunidade, por cada vocação, por cada missão da Comunidade, por cada fruto, por vocês, pelas nossas famílias, pelas nossas crianças, pela nossa história, pelo nosso presente e pelos nossos sonhos. Obrigado Senhor!

 

Leandro Perpétuo

Com. Amigos de Jesus

Missão Terra Santa

Please reload

                  ARTIGOS                 

Fátima, Marxismo e Família

April 30, 2020

1/6
Please reload

Please reload