Matrimônio, um caminho de santificação (parte final)

April 6, 2017

        É perfeitamente possível o matrimônio como caminho de santidade. Porém, é necessário que os cônjuges, além de contar com a graça santificante, obviamente, tenham um coração dilatado e uma boa consciência do seu chamado na Igreja. Uma profunda amizade com Cristo, uma resoluta decisão por seguir a moral cristã e a coragem de juntos abraçarem a cruz de Nosso Senhor, são passos essenciais nesse caminho.

       Talvez exista uma considerável distância entre a proposta do ensinamento da Igreja e um real esforço pastoral, para colocar em prática essa proposta no seio das famílias católicas. Diante disso, cresce cada vez mais o número de famílias que vivem fora do ideal cristão. É importante ressaltar que a imperfeição não está na proposta da Igreja, mas, no compromisso missionário para fazer chegar os valores da família cristã nos lares do mundo inteiro. Talvez a falta de formação dos sacerdotes e dos agentes pastorais, relativos à educação da família seja um fator importante para que se configure esta realidade.

       Que Santa Teresa do Menino Jesus, que tinha uma santa família, possa interceder para que a Igreja possa compreender, cada dia mais, o matrimônio como o grande caminho de santidade a ser trabalhado, valorizado e estimulado pelas pastorais e pelos movimentos.

       Que São Luís e Santa Zélia intercedam para que as famílias se abram à graça santificante do Espírito Santo e que, a exemplo deles, muitos outros santos casais possam ter seus nomes na Praça de São Pedro.

       Aos domingos, na Missa, "quando o pregador falava de Santa Teresa, papai inclinava-se para mim, dizendo baixinho: ‘Escuta, minha rainhazinha, ele fala de tua santa padroeira´. Eu escutava, com efeito, mas, olhava mais vezes para papai que para o pregador. Sua bela fisionomia dizia-me tantas coisas! Por vezes, seus olhos se enchiam de lágrimas, as quais ele em vão se esforçava por reter; não parecia mais ser da terra, de tal modo sua alma gostava de mergulhar nas verdades eternas."

(Santa Teresinha do Menino Jesus. HISTÓRIA DE UMA ALMA. P.49)

 

Fernando Emerick

Fundador da Com. Amigos de Jesus

 

 

PARA LER O ARTIGO DESDE O INÍCIO CLIQUE AQUI

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload