Mês de Junho da Missão Terra Santa

Dez meses já se passaram desde o primeiro artigo da Missão Terra Santa! Pude compartilhar com vocês muitas alegrias, vitórias e desafios. Agora, estou me preparando para ir ao Brasil. Provavelmente, quando você estiver lendo este artigo, eu já estarei no Brasil. O ano letivo já terminou! Vale lembrar que em grande parte dos países do hemisfério norte, o ano letivo começa em agosto ou setembro e termina em junho. Portanto, eu estou voltando para o Brasil, e ficarei por aí até o mês de setembro.

Neste artigo do mês de junho da Missão Terra Santa, gostaria de partilhar com vocês, não só sobre o mês que se passou, mas, relembrar um pouco toda a nossa vivência durante este primeiro ano da Missão Terra Santa.

De setembro a novembro, foi um período de adaptação. Um tempo onde fui aprendendo o italiano e me tornando mais fluente no idioma, fui me adaptando aos estudos de teologia, além da adaptação com o ritmo da Terra Santa e a arte de me relacionar com a grande diversidade e riqueza de pessoas de todo o mundo. Dentro desse período de adaptação, também, posso destacar essa fase de apresentação do Carisma Amigos de Jesus para a Igreja de Jerusalém. Seja com relação as autoridades religiosas, o Núncio Apostólico e o Arcebispo de Jerusalém, seja com relação aos religiosos, as congregações e ordens, ou ainda com os próprios fiéis católicos que se encontram em Jerusalém. Por isso, foi um tempo muito importante para a Missão Terra Santa.

Viver na Terra Santa, naturalmente, nos faz viver acompanhando intensamente o tempo litúrgico. No tempo do Advento e do Natal, os nossos olhares se voltavam para Belém, onde pude partilhar com vocês sobre como foi a minha experiência. Depois da celebração do Batismo de Jesus, partilhei sobre a nossa aproximação com o Carmelo, onde eu tive um contato mais direto com as irmãs carmelitas, ajudando-as no trabalho com os peregrinos e também sobre a vinda do Fernando e da Kelly, fundadores da Comunidade Amigos de Jesus. A Kelly também partilhou com vocês essa nossa aproximação com a ordem carmelita em Jerusalém e como as irmãs os acolheram.

Iniciado o tempo quaresmal partilhei com vocês, mais uma vez, essa experiência marcante que culminou na Páscoa do Senhor. É, realmente, um tempo muito importante na liturgia, e foi um tempo que cresci muito na minha vida espiritual e humana. Parece mesmo que, durante esse tempo, Deus nos concede uma graça especial para estreitarmos nossos laços de amizade com Ele, e claro, passando por dificuldades e desafios até a vitória da Cruz. Isso é lindo demais!

Durante o tempo pascal, nós por meio da Amigos de Jesus Peregrinações realizamos uma peregrinação para Terra Santa. Foi uma grande alegria receber cada peregrino aqui e acolher a Deisiele Freitas, membro da Comunidade e acompanhante do grupo. Passamos bons momentos! Até hoje, os peregrinos partilham sobre esses momentos no nosso grupo do whatsapp ou até mesmo no facebook. Realmente, essa experiência de peregrinar por essas terras marca a nossa vida para sempre e isso faz parte da nossa missão.

Por fim, o mês de junho foi um mês de preparação. Preparação para voltar ao Brasil, mas, também uma preparação para o novo ano da Missão Terra Santa que se iniciará com o meu retorno a Jerusalém em setembro. Deus sempre tem um novo para nossas vidas, e nenhum ano é igual ao outro, pois, estamos caminhando em uma subida rumo a nossa meta que é Cristo, estamos sempre em progresso; progresso de mudanças, crescimento e amadurecimento.

É uma alegria poder compartilhar com vocês tudo isso, poder olhar para trás e agradecer a Deus por cada experiência vivida nesse nosso primeiro ano. Digo “nosso”, porque sei que não fui somente eu que desfrutei desses momentos, mas todo nós, os membros e amigos da Comunidade amigos de Jesus. Porém, diria que esse primeiro ano foi o nosso tempo de semear, onde os frutos não são tão visíveis, mas, a esperança para a colheita já nos permite vivenciá-los. Que Jesus, o nosso amigo, continue abençoando essa missão. Amém!

Leandro Perpétuo

Com. Amigos de Jesus

Missão Terra Santa

                  ARTIGOS