O Mistério Divino e Humano da Maternidade (Parte II)

July 7, 2017

       Para compreendermos a maternidade no plano Divino e Humano faz-se necessário abordar primeiramente o conceito de maternidade dirigindo-nos à pessoa de Deus Pai. Verificamos nas Sagradas Escrituras, na Tradição e na Mística, atribuições que sugerem que a verdadeira maternidade está contida no próprio Deus. No Antigo Testamento o profeta Isaias apresenta esse amor de mãe presente na pessoa de Deus quando nos diz: “Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém sereis consolados” (Is 63,13). De fato Deus com seu amor maternal não desiste do seu povo. Ele se compadece de seus sofrimentos e deseja conduzi-lo pelo caminho da salvação, por isso envia Jesus com a finalidade de reunir os seus filhos dispersos. No Novo Testamento, Jesus volta a falar afetuosamente sobre esse desejo de estar com o seu povo quando afirma: “Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes”! (Mt 23,37) A comparação com a galinha que reúne os pintinhos debaixo das asas demonstra a grandeza do amor e da ternura de Jesus pelo povo da Nova Aliança.
       São Tomás de Aquino, em sua reflexão ontológica a respeito de Deus, elimina a concepção de gênero presente na escritura e busca explicar a relação do “ser” de Deus e a sua   ação com a humanidade. Para ele, pensar em Deus a partir de categorias terrenas seria deformar a própria identidade divina, para ele interessa a substância, a essência do ser de Deus, e a concepção de gênero não explica o ser, mas, somente o modo de ser. Assim ele afirma: “Tem-se, pelo gênero, o que a coisa é, mas não aquilo pelo que ela existe, porque a coisa só pode ser posta no próprio ser após ter sido determinada pela diferença. Ora, sendo Deus o seu próprio ser, fica impossibilitado de ser gênero” (São Tomás de Aquino).

 

       Sabemos o que Deus é, pois, aprendemos nas escrituras: “Deus é amor. E todo aquele que permanece no amor permanece em Deus” (1Jo 4,16). Portanto, fazer a experiência do amor de Deus é condição essencial para reconhecermos nele o seu caráter maternal.  A verdade é que o amor que vem de Deus é infinitamente maior, do que tudo o que se experimenta de sentimentos em relação a uma pessoa. Porém, o que mais se aproxima do amor de Deus é o relacionamento de uma mãe com o seu filho. Como uma mãe recebe o seu filho em qualquer circunstâncias e o ama incondicionalmente, assim Deus também nos ama. Ele não faz distinção de seus filhos para amar, o amor de Deus é incondicional, ele ama simplesmente porque está na sua essência. O amor define a sua pessoa, é próprio de Deus amar. 
       Como uma mãe que segue amando o seu filho por toda a vida com a mesma intensidade, assim é o amor de Deus. Ele é imutável porque permanece o mesmo desde sempre, seu amor não é sujeito de mudança. O seu amor é estável, nada pode alterar a sua capacidade de amar. Mesmo que a criatura faça de tudo para desmerecer esse amor, Deus permanece amando na mesma intensidade.
       O amor de Deus é eterno, infinito e substancial. Deus decidiu nos amar sempre e para sempre. Nunca houve tempo quando Deus não amasse seu povo, e nunca haverá tal dia. As sagradas escrituras nos dá a garantia desse amor maternal de Deus quando nos fala: “Ora, Yahweh me abandonou, o Eterno me desamparou! Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti”! (Is 49,14-15) Deus nos envolve no seu amor como uma mãe que embala o seu filho nos braços. Sendo assim somos impulsionados a olhar a Maternidade sobre a ótica de Deus-Mãe.
       A criação da humanidade revela o cuidado amoroso de Deus. A humanidade foi sonhada e gerada nesse útero de Deus que se fez mãe.  É o próprio Deus, que no seu poder criador, cria todo o ser vivente. E ele quis criar o homem à sua imagem e semelhança “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gen 1,26). 
       Tal criação designada para ser segundo o plano amoroso de Deus teria felicidade plena se não houvesse sofrido o distanciamento do seu criador, e o seu rompimento com ele, através do pecado.  Porém, é o mesmo Deus, que ama com amor de mãe e que recria o velho homem Adão, e nos envia o Cristo o novo Adão para salvar a humanidade de seus pecados.
       Em Cristo compreendemos novamente a maternidade divina, uma vez que pela sua paixão e morte podemos experimentar um novo nascimento pelo seu sangue derramado na cruz. Jesus morre para o pecado para que o mesmo morra em nós. É Cristo que, oferecendo-se como vítima perfeita de expiação pelos nossos pecados nos reconcilia com Deus e nos devolve a dignidade filial. Podemos, assim, dizer que nascemos de novo.
       É possível recordar Nicodemos, que era uma autoridade entre os judeus, ele era mestre e doutor da lei e conhecedor exímio da Torá. Podemos encontrar nas escrituras o episódio que narra o encontro de Nicodemos com Jesus. Ele aproximou-se de Jesus, cheio de dúvidas quanto aos seus ensinamentos, mas, é instigado pelo Mestre a ter que nascer de novo para ver o Reino de Deus. Nicodemos não entende o que significa nascer de novo, mas Jesus explica que há o nascimento da carne e do espírito, e através deste último podemos entrar no Reino de Deus (cf. Jo 3,2-5). 
       Compreendemos bem que o nascimento para uma vida nova, não acompanhava o raciocínio de Nicodemos que questionou se era possível voltar ao ventre materno para nascer de novo. Jesus apontava para o novo nascimento que se daria pela sua morte e ressurreição. Aquele que nasce de Cristo é uma nova criatura (cf. 2Cor 5,17).  
       Ora se pela morte e ressurreição nascemos com Cristo e por ele para uma vida nova, logo, podemos, afirmar que em Cristo experimentamos novamente a maternidade. Agora a Maternidade na Redenção, pela qual fomos reconciliados com Deus. Segundo Juliana de Norwich a cruz torna-se assim o símbolo desse novo nascimento nela morre o homem velho e nasce o homem novo, ela assim afirma:
       Oh, o que é isso? Senão a nossa verdadeira Mãe Jesus, ele carrega-nos para a alegria e vida eterna, bendito seja. Ele carrega-nos dentro de si no amor de um trabalho de parto, até o final quando ele desejou sofrer as maiores dores e cruéis espinhos que existiram ou existirão, e no final ele morreu (Juliana de Norwich).
       Podemos compreender que pela cruz de Cristo tudo se torna novo, ela agora não somente é, sinal redentor e salvífico do homem, mas também, o novo útero onde toda a humanidade é gerada e nasce para uma vida nova. 

 

Kelly Emerick

Fundadora da Com. Amigos de Jesus

 

VER INTRODUÇÃO        VER PARTE III

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload