O Mistério Divino e Humano da Maternidade (Parte III)

July 29, 2017

       Toda essa correlação da maternidade, tendo em vista as pessoas de Deus Pai e Deus Filho, não é muito simples de assimilar, uma vez que em ambos reconhecemos a figura masculina. É mais comum reconhecermos Deus como Pai e Jesus como o verbo encarnado feito homem. Mas Deus, na sua pedagogia de amor quis nos permitir compreender o sentido da sua maternidade nos apresentando uma figura feminina. Ele nos deu a pessoa de Maria para que assimilássemos, mais perfeitamente, o sentido da maternidade. Flores, na sua dissertação sobre a Maternidade de Deus em Juliana de Norwich, permite­-nos uma maior compreensão quando nos diz:

       Uma vez utilizada à metáfora kenótica, em que Jesus se despe de sua natureza e encarna no ventre de Maria, vestindo-se de nossa carne (natureza), agora ela inverte a realidade inserindo-nos no contexto da divina gestação da nova humanidade. Jesus nos envolve, sustenta e nos possui, em seu divino amor. É a infinita bondade amorosa de Jesus, que permite que toda a humanidade esteja envolta em seu ventre de amor para ser concebida na graça (J.S. Flores).

        Deus escolheu Maria para manifestar o seu amor pela humanidade. Nela o Deus se encarna na pessoa do seu filho Jesus e graças a essa encarnação podemos compreender a maternidade divina representada na pessoa de Maria. Baseado nesse fato é que Maurice Zundel afirma: “no coração de Maria, nasce toda a Maternidade de Deus”. Ele escolheu Maria para ser o seu rosto feminino. Maria nos revela Deus no feminino, ela nos revela a maternidade de Deus.

       A Maternidade divina de Maria é o dogma da Igreja segundo o qual Nossa Senhora é verdadeira Mãe de Deus, por haver concebido a Jesus Cristo por obra do Espírito Santo e por ter dado à luz ao Filho de Deus: “Maria é chamada pelo anjo de a “cheia de graça”, porque a Encarnação do Verbo, a união hipostática do Filho de Deus com a natureza humana se realiza e se consuma precisamente em Maria” (Carta Encíclica Redemptoris Mater).

       É, também, em Maria que compreendemos não somente o aspecto divino da maternidade, mas, também a dimensão humana. Ela, que se encontra no centro do evento salvífico, representa a perfeita união entre Deus e a humanidade. No momento da Anunciação, respondendo com o seu Fiat, Maria concebeu um homem que era Filho de Deus, consubstancial ao Pai. Portanto, é verdadeiramente a Mãe de Deus, uma vez que a maternidade diz respeito à pessoa inteira. Por isso, Maria tornou-se não só a mãe-nutriz do Filho do homem, mas, também a cooperadora generosa, de modo absolutamente singular, do Messias e Redentor. Deste modo o nome Theotókos — Mãe de Deus — tornou-se o nome próprio da união com Deus, concedida à Virgem Maria.

       Podemos perceber que por três vezes a maternidade de Maria é confirmada na história da salvação. A primeira delas aconteceu na Anunciação do Anjo quando ela recebe de Deus a nobre missão de gerar o Messias: “Eis que conceberás e darás a luz a um filho e o chamarás com o nome de Jesus” (Luc 1,31). Impressiona-nos como Deus respeitou a liberdade de Maria. Não lhe impôs a maternidade divina. Chamou-a, mas lhe pediu o consentimento. Elegeu-a desde antes da criação do mundo, ornou-a com todas as bênçãos e graças, mas, aguardou seu sim, sua disponibilidade.

       A segunda acontece aos pés da cruz, quando o próprio Cristo oferece a sua mãe como mãe da humanidade: “Mulher eis aí o teu filho, filho eis a tua mãe” (Jo 19,26-27). O Papa João Paulo II tão bem definiu o momento de Maria aos pés da Cruz, dizendo: “Na anunciação, Maria dá no seu seio a natureza humana ao filho de Deus; aos pés da Cruz, em João, recebe no seu coração toda a humanidade. Mãe de Deus desde o primeiro instante da encarnação, ela torna-se mãe dos homens nos últimos momentos da vida do Filho, Jesus” (Papa João Paulo II).

       E, pela terceira vez, no Cenáculo no dia de Pentecostes: “Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele” (At.1,14). Maria estava presente no Pentecostes e ali nasce a Igreja. Maria, como esposa do Espírito Santo configura-se como Mãe do Corpo Místico de Cristo, tornando-a indissoluvelmente unida ao mistério de Cristo pela Encarnação e à Igreja.

       A presença de Maria na História da Salvação marca um novo tempo na vida de toda Igreja. Nela, o Filho de Deus assume a nossa humanidade restabelecendo a comunhão entre o Pai e nós. Feito filho de mulher, Jesus assume a nossa natureza humana para que pudéssemos receber a filiação adotiva. Junto de Jesus, Maria cooperou e continua a cooperar no seu projeto de salvação na história. O seu modelo singular de mãe torna-se um exemplo incomparável a ser seguido por todas as mulheres de todas as gerações vindouras.

Kelly Emerick

Fundadora da Com. Amigos de Jesus

 

VER PARTE II          VER PARTE IV

Please reload

                  ARTIGOS                 

Matrimônio, Fruto da História da Salvação (Parte III)

May 6, 2019

1/4
Please reload

Please reload