Família Martin, exemplo e modelo para as famílias modernas (Parte I)

INTRODUÇÃO


Presencia-se na sociedade uma decadência dos valores do homem moderno, diante da secularização, do individualismo e falta de fé. Estando fragilizado, buscando o seu próprio interesse e bem-estar, homens e mulheres, contraem o sacramento do matrimônio buscando, primeiramente, a satisfação própria, perdendo o verdadeiro sentido da união.

As consequências de uma família desestruturada, são marcas profundas na moral e conduta dos integrantes, que não se limitam somente a esses, mas, também àqueles com que se relacionam. Segundo a educadora Sílvia Gaspar (2011), ao contrário, uma família bem estruturada, forma crianças, jovens e adultos com condutas e valores eficazes e fundamentais ao homem e à sociedade.


É na família que se vive e se assimila, para toda a vida, os valores fundamentais do homem e neste relacionamento estreito, com forte ligamento de afeto e cumplicidade é que, em geral, se baseia a conduta de cada um dos cidadãos, quer numa cidadezinha de interior ou numa metrópole. SILVIA GASPAR (2011).


A Igreja Católica, consciente da realidade familiar vivida pelos fiéis, convocou, em 2015, um Sínodo, onde foram pontuados e analisados os maiores problemas e desafios vivenciados pelas famílias modernas. Essa revisão bibliográfica, aborda esses desafios e apresenta a forma que o casal Luís e Zélia Martin, conseguiram educar o seu lar, apontados como modelo e exemplo, para os casais dos dias atuais.

Almeja-se com o presente estudo, reavivar nos casais o desejo da santidade, para que possam com fidelidade, cumprir com amor, o papel de educadores e evangelizadores primeiros dos filhos. Acreditando que, com uma educação na fé e exemplo dos pais, as crianças possam assim como as filhas do casal Martin, almejar uma vida reta e dispostas a descobrirem seu chamado e vocação na Igreja.

A Metodologia utilizada será uma pesquisa bibliográfica. Serão utilizados documentos da Igreja, livros, dissertações e materiais disponíveis na internet, como material teórico para fundamentação do tema proposto. Através de livros, cartas, bibliografia e estudos, será apresentado o contexto social que viveram Luís e Zélia Martin, suas aspirações, desejos, desafios e como conciliaram o trabalho, vida familiar e viveram com fidelidade o que a Igreja orienta às famílias.


Priscila Tuany S. Graciano

Com. Amigos de Jesus

PARTE II >>

                  ARTIGOS