Santa Teresa, mestra de uma vida de intimidade com Cristo

Poder fazer memória, neste mês de Outubro, à Santa Teresa de Jesus é voltar à minha experiência inicial com Cristo e com a Igreja. No início da nossa caminhada cristã, nosso coração ainda estonteado de alegria e felicidade, após encontrar seu verdadeiro Bem, quer viver recolhido e, totalmente, com o Amado. Além disso, nosso coração também procura encontrar, no Sagrado Coração de Jesus, um lugar só nosso no qual possamos fazer morada. Esse lugar retrata a vida que queremos ter: viver unidos a Ele. E essa grande Santa nos ensina, com sua doutrina, esse caminho de união com Cristo.

“Terezona”, como costuma ser conhecida (e não é por menos), em tudo de sua vida nos inspira à uma vida de recolhimento, oração e humildade. A Comunidade Amigos de Jesus nos convida a buscar e ousar viver os ensinamentos de Teresa, tanto para os celibatários como, também, a nós, que contraímos o sacramento do matrimônio. De modo especial, aprendemos com Teresa que a união dos corações, só se dá com humildade, verdade e com muita oração. A intimidade, que começa na amizade com Cristo, une os corações dos esposos, permeia a criação dos filhos e desabrocha na vida comunitária.


Que possamos aprender com Santa Teresa que, nas provações que a vida nos reserva, Deus é Deus e nós seus filhos amados, que sua Santa Vontade sempre será a melhor para nós. Ele nos chama a confiar cegamente em Seu amor, contemplando sua grandeza e a nossa pequenez, e assim livres da nossa soberba, possa Ele mesmo realizar em nós, a glória que lhe é devida.


Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

Leandro Moreira

Consagrado da Comunidade Amigos de Jesus

                  ARTIGOS